Paz querida!.
MG - Conte-nos um pouco da sua vida cristã?
MA - Graças a Deus minha caminhada Cristã tem sido constante desde pequena. Cristão é quem segue a Cristo e busca ser igual a Ele em caráter e atitudes. Sou uma pessoa comum, convicta do amor Dele por mim e que, como serva, escolhe diariamente consultar a Deus, antes de tomar qualquer decisão. Busco o amor, o perdão, a paz e honestidade entre as pessoas e sempre pagar o mal com o bem, pois para mim esses são os segredos em sermos livres e felizes em Cristo. Nasci em SP, cresci na ponte aérea Brasil- Estados Unidos, e sempre ligada e ativa na obra de Deus.
MG - Quando começou a cantar e o que o motiva a cantar?
MA - Venho de uma família com grande aptidão para musica. Acho que já nasci com esse gosto para musica. Bem pequena já cantava na igreja, errava a letra e chorava de vergonha com o microfone na Mão (risos). Ficava constrangida ao ser aplaudida de pé e entre esses erros e acertos, também musicalmente falando, aflorava em meu interior uma paixão enorme pela música. A caminhada Cristã, tanto nos ensinamentos primários, quando criança, quanto na fase adolescente e adulta sempre tentei prosseguir com coração mais e mais preenchido pelo amor de Deus. Isso para mim é inspiração não só para cantar, mas também para a vida. E através deste “viver” vêm às inspirações para as composições; O que sinto, o que observo, o que passo no meu dia a dia, um aconselhamento dado por mim ou recebido de alguém, um livro que leio, um dia bonito, a esperança encontrada mesmo em momentos difíceis, a vida de Cristo, o amor inigualável de Deus por nos, um amor horizontal, etc..., são algumas coisas que me inspiram a compor as letras e melodias.
O que me motiva é saber que minhas atitudes somam para o resultado final. Acredito que uma mensagem positiva é o que traz esperança aos corações das pessoas, que fala mais alto no silêncio do nosso ser e o mais importante, serve p agradar a Deus, pois aproxima as pessoas para conhecê-Lo. Cantar para mim é motivo de cumprir os dois primeiros mandamentos Dele. Através da música agrado ao Seu coração e ao mesmo tempo posso como canal Dele, fazer audível Sua voz para abençoar vidas!
MG - Como você vê o cenário da música gospel?
MA - É musica para levantar o espírito abatido, lavar a alma, trazer esperança, gratidão... Levar as pessoas a estarem mais conectadas a Deus e uma forma de Dizer, Senhor estou cantando pra ti! Estou fazendo uma serenata de alma, corpo e espírito para Ti. Por que a música tem esse poder de tocar a alma, mudar seu estado de espírito e refletir nas ações do seu corpo. A música não Cristã pode falar com você, da mesma forma que a Cristã. O que vai fazer a diferença no nosso interior quando a ouvimos é a análise da fonte (de onde ela vem, a vida com Deus do autor, a motivação e o propósito do compositor que escreveu a letra ou a melodia). Ficando bem claro aqui que, analise é diferente de julgamento! Não podemos julgar cantores cristãos ou não cristãos pelo tipo de música que canta. Isso só Deus pode fazer. Cabe a nós, apenas analisar e filtrar o que nos edifica ou não, o que nos traz vida ou morte através das letras. Essa análise pra mim vem a ser muito complexa e bem íntima, por sermos seres mutáveis, de natureza Adâmica e que sofrem influências externas capazes de "perturbar" nosso interior, durante cada etapa das nossas vidas. Às vezes o que eu ouço em um CD faz bem p mim, mas não faz p você! Às vezes a trilha sonora de um filme Recorde de bilheteria que está em lançamento nacional é bom para eles, mas para mim não!
Percebo que hoje em dia a música evangélica no Brasil está crescendo, se desenvolvendo em rítmos diferentes, está se tornando mais ‘" intensa", "mais criativa " e com letras mais pensadas, sem perder a sua essência. Acho isso fundamental. Todos os rítmos, culturas, danças, e melodias para Deus.
MG - Você acha que alguns estão se preocupando mais com dinheiro, vender ingresso, lotar shows do que ganhar vidas?
MA - Bom, música é também entretenimento. Entretenimento custa e é geralmente pago. Você paga para ir ao cinema, à um teatro, à apresentações, acho que um show pode ser pago também. Um músico vive disso. É uma profissão como outra qualquer. Eu acredito que você recebe pelo seu trabalho, pelo suor do seu rosto, no caso do músico. Existem gastos para um show e para se produzir um cd para que o público seja tanto entretido quanto abençoado. Se pagamos às vezes pelo que não nos edifica como ver um filme no cinema, não acho errado pagar para um ministro do Senhor se deslocar para te abençoar. Gosto muito de refletir vários questionamentos: Para vc baixar uma canção ilegalmente pela internet, (isso n é legal e conheço muitos "seguidores de Cristo " que fazem isso e condenam a venda de ingresso para assitir à um show Cristão), você precisará antes , gastar seu dinheiro com a compra do seu computador, por exemplo. Isso é certo? Seu investimento foi para glorificar à Deus? Existe para mim, uma linha bem estreita entre receber dinheiro pela sua profissão e a luxúria de gastá-lo quando o holofote está em sua cabeça.
Por um lado, se eu sou um ministro do Senhor e Ele não cobra pra me edificar, se eu sem Ele, não tenho nada a oferecer, é tudo do Senhor e para Ele, como posso me preocupar mais com dinheiro do que com as vidas a serem edificadas? Não posso cobrar para levar a palavra de Deus em forma de música? Tudo vem Dele?
Por outro lado, sou um músico que investi alto em estudo, em aprendizado, em cuidar de lançar um produto de qualidade para as pessoas ouvirem mais de Deus, paguei profissionais para produzir o disco, gastei com divulgação etc... Essa é a minha profissão, meu ofício. Trabalho com a música, porém minha música traz o Amor de Cristo, e por que levo o amor de Cristo não posso ser remunerado pelo meu trabalho? Como me manter? É um assunto delicado, mas minha posição é bem definida. Agora, o que Deus coloca no coração de cada um, é assunto para ser analisado intimamente e individualmente por cada um. Cabe a este indivíduo ouvir de Deus ou não. Mas entre tantas controvérsias e teorias, uma coisa é certa - Deus e Sua obra em primeiro lugar. Se esta não for sua motivação, é preciso rever conceitos e seus projetos - o restante será conseqüência e resultado do seu trabalho.
MG - Quais são as principais influências, no sentido da técnica musical, no seu trabalho e quais são os cantores que, realmente, inspiram o dia-a-dia trazendo inspiração pra cantar?
MA - Penso ter meu estilo próprio. Musicalmente falando sou o resultado de que gosto de ouvir. Com certeza a música norte americana foi sim um dos fatores que contribuiu para o meu desenvolvimento musical, mas também os diversificados ritmos de Bossa Nova, MPB, Samba de Raiz fazem um papel fundamental em minha música. Não tenho alguém, especificamente, mas posso dizer que aprendi bastante com ministros evangélicos no Brasil, cantores pop-rock norte americanos e principalmente, meus pais, que como disse anteriormente são pastores, músicos, ministros de louvor e uma referência musical.
MG - Deixe uma msg pra os internautas que acessam nosso site. Rs
MA - Foi muito bom estar conhecendo seu trabalho... Agradecemos de coração por fazer esse bate papo para nossos internautas e desejamos muito sucesso.
Obrigada pelo espaço aqui no site, deixo aqui um enorme abraço para cada leitor, que nós possamos sempre, mesmo que no escuro ter a esperança que nos motiva a prosseguir para o alvo. Deus é conosco!
Para conhecer mais sobre nosso ministério,
acesse o site www.marianaava.com
www.twitter.com/marianaava
facebook.com/marianaavamusic